terça-feira, 14 de abril de 2009

O Abrigo



Salmo 32

6 Portanto, que todos os fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão.

7 Tu é o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento.

Nota: Bíblia Sagrada - Nova Versão Internacional (NVI).


Graça e paz sejam multiplicadas a você.

É tempo de buscarmos ao Senhor!
Não temos vivido dias fáceis; a vida nunca foi fácil, e talvez se torne mais difícil ainda. Mas em Deus temos um abrigo seguro, Ele nos livra das implacáveis ondas do mar da vida, e nós conduz em segurança até o porto desejado (Salmo 107.30).

Por mais que surjam problemas, nenhum deles é insolúvel desde que busquemos o auxílio de Deus. Nossa parte consiste em orar a Deus - orem a ti enquanto podes ser encontrado - depositando nEle toda a nossa confiança, tendo Ele como nossa esperança, buscando encontrar na vontade dEle o norte pelo qual podemos nos dirigir aqui, buscando andar em sintonia com o Senhor.

Abro um parêntese para dizer que estar em sintonia com Deus não é ser um 'robô espiritual' à espera de revelações e 'comandos', mas é agir em conformidade com a vontade de Deus revelada; a Bíblia já contém lições que constituem um alicerce firme sobre o qual podemos edificar nossas vidas. Busque a face do Senhor ('buscar a face' é o mesmo que buscar o favor, buscar a graça) e procure saber qual é a vontade dEle para a sua vida, tomando a palavra dEle como guia.

Quando for orar, sinta-se à vontade para ter uma conversa sincera com Deus, o seu amigo. Não use subterfúgios ou fórmulas de orações pré-fabricadas (Jesus deixou uma oração modelo e não um texto para decorarmos, a oração dele nos mostra o que é essencial ao dialogarmos com Deus - vide: O Pai Nosso - Parte 1, por Lamunier Costa) ou comportamento hipócrita. Devemos ser sinceros, claros e objetivos (evite ser prolixo; Deus é paciente e tudo mais, mas não há porque fazer arrodeios).

Sempre que surgirem oportunidades (não falo de problemas, Deus não é 'número de emergência espiritual') converse com Deus, leve a Ele tudo o que se passa com você: suas realizações e alegrias, suas frustrações e tristezas, sua satisfação, suas necessidades etc; converse com Ele sem omitir os detalhes mais importantes, assim como você faz com 'seu melhor amigo'. Fazer isto também é confiar em Deus.

Dadas as 'dicas', lembre-se que Deus é, sim, um refúgio (Salmo 9.9; 18.2; 59.16,17 e outros); mas Ele está 'sempre pronto' a ajudar àqueles que 'sempre o buscam', àqueles que lembram-se dEle na aflição e nos bons momentos.

Então siga em frente, sempre orando e confiando em Deus, e nos dias maus você terá um abrigo seguro.

Que Deus abençoe você.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário