sábado, 3 de outubro de 2009

O que é essencial?



Graça e paz sejam com você.

Após um considerável e, infelizmente, inevitável intervalo sem atualizações, estamos aqui novamente. Que o Senhor esteja nos abençoando com a Palavra d'Ele. Amém.

Vamos à reflexão...


Isaías 55

2 Por que gastar dinheiro 
         naquilo que não é pão, 
   e o seu trabalho árduo 
         naquilo que não satisfaz? 
   Escutem, escutem-me, 
         e comam o que é bom, 
   e a alma de vocês se deliciará 
         com a mais fina refeição.

Nota: Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional - NVI


O que é essencial?

Na vida espiritual, como em todas as áreas de nossa existência, existem coisas essenciais e coisas acessórias, e ainda, coisas supérfluas. O essencial é aquilo que carece de nossa atenção imediata, constitui-se de nossas necessidades prementes, itens que tomam o topo da nossa hierarquia de coisas necessárias. Será que damos, diariamente, a devida atenção ao que é prioridade em relação ao Reino de Deus? Ou será que nos ocupamos com coisas acessórias ou supérfluas?

Assim como não devemos gastar o nosso salário, o pagamento do nosso esforço, com  “aquilo que não é pão” (ou seja, o que não atende às nossas primeiras necessidades) também não devemos gastar as nossas vidas com aquilo que está fora das prioridades no Reino de Deus. E dizendo isto não quero trazer a vocês a idéia de que devemos largar emprego, estudos e tudo o mais para vivermos como monges — em reclusão — ou como eremitas — longe de tudo e de todos — , não mesmo.

As nossas necessidades espirituais podem ser supridas ao mesmo tempo em que providenciamos o que o nosso corpo necessita. Só devemos nos preocupar em entender o que é essencial, e para isso temos a Palavra de Deus à nossa disposição; pois Ele mesmo disse: “Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará com a mais fina refeição”.

Daí podemos entender que necessitamos da Palavra diariamente; ela é o nosso alimento, o que nos mantém espiritualmente saudáveis. E eu não estou falando de tratar a Palavra de Deus como um passatempo, um jornal ou algo que lemos quando não temos mais o que fazer, ou quando nos achamos em apuros; não! Devemos tomar a Palavra dia após dia e, com fé, buscar nela a direção para nossas vidas; por amor a Deus, devemos procurar andar em conformidade com a Sua Palavra, e aprender a viver como Jesus viveu: fazendo a vontade do Pai.

As coisas que são essenciais a nossa vida espiritual estão disponíveis para nós a todo instante, basta que procuremos por elas. Eu não trouxe a você tudo o que é de primeira necessidade; mas quero que você entenda que através da Palavra, item essencial que citei, é que podemos descobrir as outras coisas essenciais. Em todo caso, é válido dizer que, tudo o que há de necessário à nossa vida espiritual deve conter estes dois ingredientes: fé e amor.

Que Deus continue abençoando você.

Um forte abraço.


Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário