terça-feira, 22 de setembro de 2009

O verdadeiro atalaia ou sentinela



2 Crônicas 16.9a

9 Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração…

Nota: Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional - NVI

O que é um verdadeiro atalaia? Ou o que é um sentinela? No passado, atalaia era um soldado que ficava na torre mais alta e avisava ao povo, quando da chegada do exército inimigo, para que aquele pudesse se preparar para a guerra que estava por vir.

Deus procura encontrar na terra aqueles que têm um coração totalmente dele, para que possa usá-los.

Ezequiel 33

7 “Filho do homem, eu fiz de você uma sentinela para a nação de Israel; por isso, ouça a minha palavra e advirta-os em meu nome.

…”

Marcos 16

15 E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

…”

Nota: Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional - NVI

Deus conta com aqueles que são salvos para poder salvar. Espiritualmente falando, o atalaia de Deus é aquele que anuncia as boas-novas aos desalentados, perdidos e sofredores deste mundo; e que avisa, tanto aos perversos quanto aos justos, para andarem no caminho do Senhor, atentos ao Seu chamado de pregar o evangelho, como o Senhor Jesus ordenou.

Mas somente os verdadeiros atalaias irão anunciar a verdade. Eles não se preocuparão com o que os outros irão pensar dele, mas somente em agradar ao seu Senhor e, assim, ser um verdadeiro instrumento, um vaso de ouro para a glória dEle.

João 3

16 Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Nota: Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional - NVI

Aquele ouvinte perverso (nas palavras bíblicas) que ouvir o anúncio para se arrepender, e se converter e se der por avisado salvará a sua alma, mas o que não se der por avisado, e continuar em seu pecado, morrerá. O mesmo acontece ao justo que pecar e não der ouvidos ao aviso do verdadeiro atalaia, morrerá em sua perversidade; pois “Nenhum dos seus atos justos será lembrado! Por causa da infidelidade de que é culpado e por causa dos pecados que cometeu, ele morrerá” (Ezequiel 18.24b - NVI), diz o Senhor; o que importa é a real condição na qual cada um estiver diante de Deus no dia em que se encontrarem com Ele.

Deus não se alegra na morte de ninguém, pois o que Ele deseja é que todos se convertam e vivam a vida eterna que o Senhor Jesus prometeu. Quanto àqueles que derem ouvidos à Palavra de Deus, seus pecados será lançados no mar do esquecimento, como o Senhor promete na Sua Palavra, e Ele não fará juízo desses.

Ezequiel 33

18 Se um justo se afastar de sua justiça e fizer o mal, morrerá.

19 E, se um ímpio se desviar de sua maldade e fizer o que é justo e certo, viverá por assim proceder.

20 Mas eu julgarei cada um de acordo com os seus próprios caminhos.

Nota: Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional - NVI

O dever do verdadeiro atalaia ou sentinela é avisar, sem se preocupar com o que vão pensar dele ou, em agradar a alguém; mas se ele não avisar, sofrerá as consequências das mortes de cada um daqueles que ele estava por avisar. Embora os perversos morram em sua perversidade, o seu dever é avisar o quanto antes a esses, para que se convertam.

Que possamos estar atentos ao propósito do Senhor para que sua obra não passe por nós despercebidos e sejamos contados com os desobedientes. Deixo para melhor entendimento a recomendação da leitura de todo o capítulo 33, para crescimento espiritual e temor da igreja de Cristo. Amém.

Que o temor do Senhor esteja sobre nós.

A paz a todos, Deus lhes abençoe.



Imagem: Atalaia do Baldio de Arronches, upload original por Emílio Moitas, Arronches/Portugal. Disponível em: www.portuguesesnomundo.com.


Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário