quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sendo um verdadeiro discípulo



João 8

31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 
32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

Nota: Bíblia Sagrada, Nova Versão Internacional - NVI

Graça e paz sejam multiplicadas a você.

Não é pequena a multidão dos que alegam ser discípulos de Cristo, mas não é uma simples afirmação que nos torna discípulos de fato, e sim o nosso proceder, o nosso comportamento. Dizer “eu sou cristão” não é o mesmo que exercitar a fé e o amor.

Nem mesmo vestir-se de determinada maneira, observar certas datas, comemorar o Natal e a Páscoa, ser batizado, tomar parte na ceia do Senhor (ou santa ceia ou comunhão ou eucaristia ou refeição noturna, como queiram chamar), falar o nome de Deus em 5 de cada 10 frases dentre outras coisas, nada disso fará de alguém um verdadeiro discípulo de Jesus; pois ao discípulo cabe somente seguir os ensinamentos do seu mestre, neste caso, Jesus Cristo.

O verdadeiro discípulo não somente crê nos ensinamentos do mestre como também coloca-os em prática. É neste ponto, o ato de viver o evangelho, que reside o selo do discipulado. A base do evangelho é fé e amor: a fé que nos leva a crer em Jesus, o Unigênito de Deus, o Cristo que veio nos salvar; e o amor, em cujo exercício reside a porção prática da mensagem evangélica. Se não houver esses dois, o discipulado é inválido, não é autêntico.

Jesus disse que se alguém permacesse firme nas palavras dele, este tal seria verdadeiramente um dos seus discípulos, e tomaria conhecimento da verdade e por ela seria liberto. Permanecer firme é justamente seguir sem desviar-se, é viver no constante exercício da fé e do amor (essência do evangelho) sem jamais desfalecer. É certo que enfrentaremos dificuldades e provações durante toda a nossa vida, mas pela fé temos certeza de que tudo podemos superar, e pelo amor de Deus suportamos todas as coisas. Superando (na fé) ou suportando (no amor), estamos em Cristo, permanecemos nas suas palavras e somos confirmados como seus discípulos.

O verdadeiro discípulo vive o evangelho de Cristo.

Um forte abraço.

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário