domingo, 21 de junho de 2009

Amor: a base da vida cristã



1 João 3

11 Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

12 Não sejamos como Caim que pertencia ao Maligno e matou seu irmão.

...

16 Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

17 Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?

18 Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.

...

22 e recebemos dele tudo o que pedimos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.

23 E este é o seu mandamento: Que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns ao outros.

Nota: Bíblia Sagrada - Nova Versão Internacional (NVI, Ed. 2001).

Foto coração de pétalas d flor sobre livro

Que a graça e a paz do Deus de amor estejam sobre a sua vida.

A vida cristã deve estar edificada sobre dois pilares: o amor a Deus e ao próximo. Se não houver um desses pilares, não se pode viver o cristianismo, não há comunhão real com Deus nesta vida nem haverá na eternidade.

Daí você pode dizer: "Mas eu amo a Deus; será que isso não é o bastante"? Como eu disse, são dois pilares e não um. Se fosse possível ter apenas um deles, a vida seria incompleta e insustentável; mas não é possível ter somente um (1 João 4.20). Ou se tem os dois pilares como sustentáculo da vida ou não se tem nenhum; a Bíblia é clara quanto a isto e é algo até bem lógico: se você não for capaz de amar ao seu irmão, ao qual você pode ver e tocar, como você poderia amar ao Deus invisível e intangível?

Fato é que existem pessoas que "afirmam" que amam a Deus e ao próximo. Porém afirmar não é o suficiente; o amor é expresso por ações. Falar e não agir é ser hipócrita.

1 João 3

18 Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.

Não devemos amar apenas por palavras (mandando cartas, cartões, e-mails, scraps etc) nem de boca (dizendo "Jesus te ama e eu também", chamando os irmãos de "amados" etc), mas em ação (socorrendo os irmãos nas suas necessidades, rindo com eles e chorando com eles, confortando-os, suportando-os etc) e em verdade (com sinceridade, não para parecer bonzinho ou para ser reconhecido nem para não ir pro inferno). Devemos amar ao próximo sem hipocrisia, e expressar em nossas ações o que sentimos. Não deve ser algo como que por obrigação, deve vir do coração:

1 Pedro 1

22 Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência, visando o amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.

(grifo nosso)

Se você não se sente capaz de amar aos seus irmãos, peça a Deus para te fazer capaz. Deus pode transformar o seu coração, mas isso depende de você também; busque uma vida renovada e baseada no amor. O apóstolo Pedro deixou algumas recomendações sobre o desenvolvimento da vida cristã, visando uma vida operante (ativa, dedicada, perseverante etc) e produtiva (que apresente frutos de arrependimento — resultados de uma mudança de atitude).

2 Pedro 1

5 Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;

6 ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade;

7 à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.

8 Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.

(grifo nosso)

Portanto, não se deixe estar omisso quanto ao exercício do amor fraternal. Busque em Deus acrescentar todas essas virtudes à sua fé, ame aos seus irmãos sinceramente e de todo o coração, e expresse esse amor em suas ações.

Que a sua vida tenha por base o amor (a Deus e ao próximo) e que ela cresça na graça e no conhecimento do Senhor.

Um abraço.


Nota: Imagem disponível em "Deixa-me amar" de Ruben Andrade.


2 comentários:

Danilo disse...

Camarada!

Coloquei seu link no Genizah!

Abs

Danilo

Isaac Marinho disse...

Obg!

Agradeço muito a sua iniciativa. =)

O Genizah está em nossa lista de blogs. =) E, sempre que posso, estou "tweetando" ou "retweetando" seus posts. =D

Abraços.

Seguidores

Devocional Diário