sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Independência e morte



Jeremias 2.31 (NVI)

Vocês, desta geração,
considerem a palavra do Senhor:

"Tenho sido um deserto para Israel?
  Uma terra de grandes trevas?
  Porque o meu povo diz:
    'Nós tomamos o controle!
     Não mais viremos a ti'?"

Graça e paz sejam com você.

Os nossos dias tem sido marcados por expressões como "não sou obrigado a acreditar em Deus" (e ninguém o é), "Deus não existe" (não para quem o diz, mas a condenação vai continuar existindo), e o homem insiste em declarar que não precisa de Deus, que pode muito bem viver sem Ele e que a Bíblia é um livro de fábulas.

Vocês, desta geração, considerem a palavra do Senhor...

Não é bom desprezar a palavra de Deus; quando o povo eleito de Deus (Israel) o fez, chegou ao fundo do poço, perdeu o que tinha de melhor e esteve em apuros — para saber mais sobre isto, "considere a palavra do Senhor" registrada em todo o capítulo 2 do livro do profeta Jeremias — e como se os fatos se repetissem, os homens novamente afastam-se de Deus e lançam-se em busca de "grandes realizações", fama, fortuna, prazeres etc... até onde essa loucura pode ir?

"Independência e morte", não é como o grito do Ipiranga (que na verdade nunca ocorreu), mas isto expressa que ao declarar-se independente de Deus, o homem cava sua própria cova e encomenda sua própria morte. Enquanto o homem diz que Deus é uma lenda e se afasta dEle, a humanidade vai mergulhando num caos moral terrível; as drogas "fazem a cabeça" da nossa juventude, a violência está em toda parte, os pais tratam mal (violentam, agridem, matam) a seus próprios filhos e vice versa (Marcos 13.12), nada está bem, mas os homens continuam a dizer ao Senhor:

Nós tomamos o controle! Não mais viremos a ti.

Deus é visto como "deserto" (algo que não promove a vida) como se "em Deus" o homem não pudesse viver; e os homens dizem que Ele é "uma terra de grandes trevas" (algo de que devem manter distância), mas o homem é que está em trevas. O ser humano não consegue enxergar, mesmo com tantos sinais, que foi trazido à existência para viver em Deus, por Deus e para Deus; porém, ainda que seja alvo de tamanha afronta e rebeldia, Deus nos chama para Si. A palavra de Deus nos diz:

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês...
(Tiago 4.8 - NVI)

É tempo de buscar a Deus com um coração arrependido e sincero. Declare sua dependência, diga o quanto você precisa dEle; Ele não vai te deixar sozinho.

Tenha um fim de semana abençoado.

Abraço.

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário