sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

É preciso ser humilde



Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura:

"Deus se opõe aos orgulhosos
 mas concede graça aos humildes".
 (Tiago 4.6 - NVI)

Posso iniciar a nossa conversa dizendo que não é pecado ter orgulho, mas é necessário saber despojar-se dele e vestir-se de humildade. Não podemos (ou melhor, não devemos) ser presunçosos a ponto de desprezar os demais; podemos sentir orgulho, mas que ele seja expresso em alegria e não em falta de consideração a Deus ou ao próximo.

A humanidade tem sido guiada por um orgulho doentio que a faz esquecer até mesmo da posteridade. Tudo o que temos plantado hoje (poluição, conflitos, armas químicas, desmatamento, extinção de fauna e flora, banalização da violência, inversão de valores morais etc) será colhido numa amarga ceifa pelos nossos filhos. A que nos leva o orgulho?

  • Criamos robôs, para serem "servos perfeitos", e que tipo de servos nós somos?
  • Procuramos a cura para o câncer, e continuamos com nossa alma enferma...
  • Aspiramos conquistar o espaço além da atmosfera, e o que temos esperado da vida além desta?
  • Procuramos ser amados e reconhecidos, e que amor e reconhecimento temos dedicado ao nosso próximo?

E muito menos temos demonstrado amor e reconhecimento para com Deus, e assim se vai a humanidade em seu orgulho. Somente em Deus podemos encontrar uma vida plena, algo que a mente humana tem desprezado, e nEle somos completos.

Mas aqui está o convite de Tiago:

8 Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês que têm a mente dividida, purifiquem o coração.
9 Entristeçam-se, lamentem-se e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.
10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.
 (Tiago Cap. 4 - NVI)

Palavras duras, hem? Não! Na verdade somos convidados a nos despojar do orgulho que nos impede de reconhecer que somos pecadores carentes de Deus. É como dizer: dispa-se de toda soberba, vista-se de humildade; chegue-se a Deus, Ele não vai te desprezar; Ele vai te exaltar, te transformar, te dar uma nova vida e te fazer digno de participar do que está reservado aos santos na eternidade.

Que a graça e paz do Senhor Jesus sejam abundantes em sua vida.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário