segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Expressões de Fé - VI



Salmo 23 - Sexta Parte

 Imagem Pastor de Ovelhas

Estamos refletindo sobre o Salmo 23, e verso a verso temos visto expressões de fé, declarações baseadas na "certeza das coisas que esperamos" e na "prova das coisas que não vemos" (segundo definição em Hebreus 11.1 -NVI). Até aqui temos visto o salmista apresentar Deus como um pastor diligente e zeloso, e agora nos deparamos com algo muito interessante: um entendimento, uma certeza, baseada unicamente na fé.

"Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver."
(Salmo 23.6 - NVI)

Já que estamos tratando de "expressões de fé" e chegamos a este ponto, podemos trazer ao centro da nossa reflexão a definição bíblica de fé, que nos faz ver claramente de onde veio a inspiração para as declarações contidas no Salmo 23. A fé é definida como "a certeza das coisas que esperamos" e "a prova das coisas que não vemos". Pela fé somos capazes de esperar nas promessas do Senhor, e a própria fé nos prova a existência dEle e o seu cuidado para conosco. Pela fé podemos esperar pela bondade e fidelidade do Deus invisível.

É pela fé que o Salmista declara saber que a bondade e a fidelidade o acompanharão durante toda a vida, e que ele sempre voltará à casa de Deus. Ele crê que o bondoso e fiel pastor nunca o desamparará, e que ele, como uma ovelha, sempre voltará à casa do seu pastor. Se alguém, com o intuito de contrariar, disser que o salmista "só voltaria à casa de Deus enquanto vivesse", e com isso dizer que depois de morto ele não estaria mais com o Senhor; podemos fazê-lo notar que é pela fé que o salmista vivia, e pela fé se vive para sempre (João 3.16). Logo, a segunda expressão é mais do que dizer "nunca faltarei a um culto", "sempre voltarei ao templo" etc; mas é ter a certeza de que uma eternidade em comunhão com Deus o aguarda.

Tenha o Senhor por seu pastor, deixe Ele cuidar de você, deixe Ele guiar você, e a bondade e a fidelidade serão constantes em sua vida e você sempre estará na presença do Senhor.

Que a graça e a paz do Senhor Jesus estejam com você.

Tenha uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário