quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Restaurando a auto-estima em cinco lições - Parte Final




5º - Sonhar e Viver uma vida de Propósitos

.:: At 2.17

As grandes personalidades do mundo têm algo em comum. Em linhas gerais, elas sonham com algo e lutam para verem-no realizado. Em muitas delas, o sonho as conduz de tal forma a que é difícil falar da personalidade sem falar do ideal que ele defende. Por exemplo: quando falamos o nome Acelino "Popó" Freitas, você lembra de que? E Alberto Santos Dumont? Amyr Klink? Ana Moser? Augusto dos Anjos? Betinho? Carlos Drummond de Andrade? Cazuza? Celso Furtado? Chico Anysio? Gilberto Freire? Hortência? Jô Soares? Luíza Erundina? Mane Garrincha? Monteiro Lobato? Aírton Senna, Nélson Piquet e Émerson Fitipaldi? Silvio Santos? Tancredo Neves? Billy Graham? Bill Gates? Elvis Presley? Madre Tereza de Calcutá? É, certamente há de se observar que todos lutaram por um objetivo e fizeram dele o seu sonho, a sua meta. Gostavam do que faziam e faziam com tanto amor e zelo que seus nomes se confundem com o que fazem.

O livro de Atos 2.17 nos relata que: "… acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos;".

Queridos, deixem-me contar algo. Na minha concepção, este é o problema mais sério por que passa a juventude nos tempos de hoje. Vivemos um mundo muito relativista. Os conceitos modificaram-se substancialmente. Hoje em dia valoriza-se o "ter as coisas" mais do que "ser alguém". Como conseqüência disso, vive-se num crivo extremo de materialismo, abandonando-se os valores e, o que é pior, indo junto com eles os sonhos também. Ninguém sonha mais!

Constantemente vemos pessoas à beira de uma prova de vestibular sem saber para que curso fazer e nem o que querem ser na vida. Em um ano, fazem vestibular para uma coisa, em outro, para outra totalmente diferente. São indecisos porque não sonham mais, não tem aspirações.

Às vezes, são especialistas em começar. Começam um curso de inglês, nunca terminam. Começam a estudar um instrumento musical, compram o instrumento e depois de algum tempo desistem. Ministérios começam, de arranco, e depois acabam-se. Pessoas que simplesmente vivem, vivem e vivem sem nem sequer parar para pensar: onde posse ser relevante? Por que causa ou pelo que, irei lutar e fazer da minha vida uma bandeira de Luta? Lembra-se daquela pergunta que faziam quando ainda éramos crianças: o que vai ser quando crescer?

Lembro-me da história de José do Egito no livro de Gênesis, 37.5-11, todos conhecem. O texto diz que ele tinha sonhos. Estavam José e sua família atando molhos no campo e ele dizia que os molhos de todos se curvavam diante do dele, os seus irmãos o odiavam. Ele também sonhava que o sol, representando seu pai, a lua, representando sua mãe e onze estrelas, representando seus onze irmãos, se curvavam perante ele. Seus irmãos o odiavam mais ainda. Seu pai guardava todas essas coisas no coração. Como todos sabem, José é vendido como escravo e começa a sofrer em terra alheia. Seus sofrimentos, rejeição, prisão, calúnias, todos conhecemos. O fato é que a Bíblia nos mostra, em Gênesis 41.40 e 42.6-9, que Deus cumpre os sonhos de José, mesmo depois de muito sofrimento, muita luta, muita dor e incompreensão. José é exaltado. Glória a Deus, o seu sonho foi cumprido! Deus o exaltou no momento certo. Houve sofrimentos, mas eles não se comparavam com a glória que Deus fez restabelecer em sua vida.

Não deixe de sonhar. Lute pelos seus ideais. A propósito, o que você quer da vida? Você quer ser o que?

No ano de 2004, no mês de fevereiro, recebi um e-mail muito interessante. Vou colocar aqui para vocês:

Mulher de 80 anos inicia curso de letras na PUC – Campinas. (Folha de Campinas)

Viúva desde os 26 anos e mãe de quatro filhos, a costureira Anna Ferreira do Prado, 80, iniciou ontem o curso de letras na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas.

Anna começou a estudar há dez anos, no supletivo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Fez um ano de cursinho com professores voluntários e conseguiu ingressar na faculdade neste ano. "Era um sonho de criança", diz ela. "Escrevo contos e poesia, por isso prestei letras. As pessoas da minha idade ficam velhas fácil. Eu não quero ficar velha", afirmou a costureira. Além de ter de pegar um ônibus e andar mais de dez minutos a pé da Vila Padre Anchieta até o centro da cidade, Anna terá outra dificuldade para concluir o curso. A costureira ganha um salário mínimo e a mensalidade do curso é três vezes maior, segundo ela. "Vou apelar para uma bolsa. Eu não tenho como pagar, mas quero estudar. Nada é obstáculo para mim", afirma.

Apesar da idade, a costureira disse que "adorou o primeiro dia de aula". "Pintaram a minha cara", conta. Anna disse acreditar que não terá dificuldades para se adaptar à sua turma, formada por alunos jovens. "Eu conquisto qualquer pessoa. Tenho muita vontade de estudar e nada vai me atrapalhar", disse ela. A prioridade da costureira na universidade é aprender a escrever no computador. "Até agora não sei mexer com isso. Nem imagino como funciona, mas tenho certeza que vou aprender". Afirmou Anna.

Apesar de estar muito feliz com a conquista, a costureira disse que ainda não está satisfeita. "Ainda tenho muito para conquistar". "O Vestibular foi só um começo!"

Pense nisso: 80 anos, viúva, pobre, segue seu sonho feliz.

Lembra-se de Roberto Marinho? Aos 66 anos, quando muitos penduram as suas chuteiras, ele visiona a Rede Globo de Televisão, hipoteca a sua casa, penhora seus bens em função de um empréstimo e consolida a maior rede de televisão da América latina, uma das maiores do mundo.

Meu querido, do mesmo jeito que José, lutar pelos sonhos não é algo fácil mas, hoje em dia, o mais nocivo que se pode ter é: não ter sonhos pelos quais lutar. As pessoas que lutam por algo, quando enfrentam um problema difícil, tentam uma solução da melhor maneira possível. Se os seus primeiros esforços falharem, ele tenta de novo. Mesmo se ele não vencer todas as dificuldades, ele sabe que se continuar tentando, ganhará mais e perderá menos. Muitos desses que não tem sonhos pelos quais lutar quando encontram um problema difícil, tenta adiar a data de soluciona-lo o mais que puder. Se sua primeira tentativa falha, desistem em seguida, e depois começa a questionar: por que os outros tem mais sorte do que eu? será que é sorte mesmo? (pergunto eu).

As pessoas que lutam por algo estão muito ocupadas para dispensar o seu tempo criticando os outros, pois eles sabem que não são perfeitos e são os primeiros a admitirem isso. Os que não lutam por nada, em linhas gerais, vêem defeitos em todo o mundo, exceto em si mesmos.

Meu amado irmão, em nome de Jesus, lute pelos seus sonhos! Se não tem sonhos, peça a visão a Deus. No livro de Tiago, Deus nos afirma dar sabedoria a todos quanto os pedirem e não jogar em rosto. Não deixe satanás tomar conta de seus sonhos! SATANÁS NÃO PODE TOMAR CONTA DOS TEUS SONHOS. Saiba, querido, que a desmotivação pode se tornar pecado, falta de fé, incredulidade. É como se não acreditássemos mais que Deus pode realizar os desejos e propósitos bons pelos quais lutamos. Peça orientação ao Senhor, para poder atingir sonhos que glorifiquem o Seu nome (o nome de Deus) e te realizem. Tome posse, pela fé, do que está escrito no livro de Salmos 37.3-5 à "(3) Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. (4) Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. (5) Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." Não tome outro caminho. Entrega o caminho ao Senhor e busca nele. Luta também, a fé sem obras é morta.

Conclusão

Vamos relembrar os cinco pontos?

* Reconhecer que Deus Pode Restaurar – Diga comigo: O SENHOR VAI ME RESTAURAR;

* Viver por Fé – Repita comigo: VIVO POR FÉ E NÃO POR VISTA;

* Deixar o Ódio de Lado e Amar mais – Repita comigo: HOJE FAREI ALGUÉM FELIZ. Lembre-se do "momento especial", o compromisso firmado com Deus feito por você hoje;

*Alimentar a mente com coisas positivas, santas e boas – Repita comigo BUSCAREI CADA VEZ MAIS A SANTIFICAÇÃO;

* SONHAR E VIVER UMA VIDA DE PROPÓSITOS – Repita comigo: SATANÁS NÃO TOMARÁ CONTA DOS MEUS SONHOS.

Visite: Pastor C@ssé

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário