quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Reconhecendo a árvore



"Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!"
(Mateus 7.20 - NVI)


Foto Mangueira com frutos

Ao advertir sobre o surgimento de "falsos profetas", Jesus compara o homem a uma árvore e, as suas obras aos frutos (Mateus 15-20). Agora, imagine a seguinte situação hipotética (sempre quis dizer isto):

Você compra uma muda de mangueira, planta-a com todo cuidado, dá a ela toda a água que precisar e também aduba a terra que a recebeu. Tudo o que você espera é que a sua mangueira produza... goiabas?
Mangas, obviamente.
Mas digamos que ela, por algum motivo desconhecido, produza goiabas; você continuaria chamando aquela árvore de mangueira?
"Mangoiabeira", talvez.

Assim como uma árvore é conhecida pelos seus frutos, os homens dão-se a conhecer através das suas ações. "Toda boa árvore dá bons frutos, mas uma árvore ruim dá frutos ruins" (Mateus 7.17 - NVI); um homem que se aproxima de Deus, que é justificado por Ele, que é transformado pelo Evangelho e que é templo e morada do Espírito de Deus não pode viver fora da vontade de Deus, tal qual uma mangueira não pode produzir goiabas (pelo menos, não naturalmente).

As obras revelam que tipo de "árvore" somos. E a Palavra nos mostra qual fruto é produzido na lavoura de Deus (Gálatas 5.22-25), de modo que ninguém pode se passar por "mangueira" produzindo "goiabas". As obras refletem a ação transformadora do Evangelho. Se nós nos arrependemos da vida pregressa, passamos a agir diferente, produzimos novos frutos. Soam bem aqui as palavras de João, o Batista:

Dêem fruto que mostre o arrependimento! (Mateus 3.8 - NVI)

Frutos que mostrem o arrependimento, eis o que devemos produzir.

Algumas árvores chegam a parecer com outras, mas o fruto as diferencia. Não se deixe enganar pelas aparências, examine os frutos! E também busque, em Cristo, produzir frutos que agradem a Deus (Leia João 15.1-5). Permaneça em Cristo!

Que a graça e a paz do Senhor Jesus sejam com você.

Tenha um dia abençoado!

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário