domingo, 21 de setembro de 2008

Fé e Boas Obras



"Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras."
(Tito 2.14 - NVI)


Por vezes vemos pessoas discutindo sobre o papel da "fé" e das "boas obras" na vida cristã. Alguns dizem que só precisamos crer, outros dizem que precisamos praticar boas ações, outros ainda dizem que que devemos ter as duas coisas: fé e boas obras. Existem até alguns menos atentos que dizem que Paulo e Tiago discordavam quando o assunto era "fé e obras". Mas o que nós podemos compreender à luz da Escritura é que "a fé é o que nos habilita para as boas obras".

Paulo ensina que as boas obras (obras da Lei), não levam à salvação; a fé é que leva à salvação (Gálatas 3.11-14). Tiago ensinou que uma fé sem obras é morta (Tiago 2.14-18). E curiosamente o versículo tema desta reflexão foi escrito por Paulo, e mostra que os remidos e purificados, chegaram a este estado com uma finalidade: a prática das boas obras.

Praticar "boas obras" pensando em se salvar por elas é inútil, pois as boas obras não apagam nossos pecados; Crer em Jesus é que nos garante salvação. Por outro lado, dizer que se crê é fácil. Ou mesmo, ser dotado de uma "fé inerte" é muito fácil, até os demônios crêem em Deus desta forma (Tiago 2.19); mas o que salva é a "fé dinâmica", aquela que nos leva a obedecer à Palavra de Deus e andar em conformidade com a vontade dEle, ou seja, nos leva a praticar as "boas obras".

Deus nos salva, através da fé em Cristo, e nos capacita para praticarmos as boas obras. Mas se alguém diz ter fé e não produz "frutos condizentes com esta fé", tal fé é inerte, ou seja, é morta. E se alguém cuida que pelas "obras boas" que fizer será salvo, este quer invalidar o sacrifício de Cristo e julga ser bom o suficiente para produzir bons frutos por si mesmo.

"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanece em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." (João 15.6 - NVI)

Pela fé nos chegamos a Cristo em busca da salvação, e Ele vem para nós operando a remissão; daí passamos a produzir fruto, se permanecermos ligados a Ele. Pela fé somos salvos para nos dedicarmos às boas obras, e vivermos uma vida agradável a Deus.

Que a graça e a paz do Senhor sejam com o seu espírito.

Tenha uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário