sábado, 20 de setembro de 2008

Aproximando-se de Deus II



"Esforcem-se para viver em a paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor."
(Hebreus 12.14 - NVI)


Que a graça e a paz de Cristo estejam com você!

Vamos continuar nossa caminhada para nos aproximarmos de Deus. Os passos de hoje correspondem a duas palavras: paz e santidade (ou santificação). O escritor da epístola aos Hebreus recomenda que nos esforcemos para "viver em paz com todos" e "sermos santos", e nos faz saber que sem a "santidade" (santificação) ninguém verá a Deus. Por que motivo ele recomendou as duas coisas em conjunto, e o que significa cada uma delas?

Respondendo na ordem inversa: paz é um estado de espírito que se traduz em bem-estar, estabilidade emocional dentre outras coisas, e santidade é a qualidade daquilo que é separado para Deus. O viver Cristão deve ser pautado na santidade; devemos buscar estar perto de Deus e nos afastarmos do "mundo" - por mundo entenda-se o modo de viver daqueles que não temem a Deus - pois Deus é santo (1 Pedro 4.16). O apóstolo Pedro, na sua primeira carta, recomenda que "não nos deixemos amoldar pelos maus desejos que tínhamos antes de conhecermos a vontade de Deus" (1 Pedro 1.13,14), e nos convoca a vivermos em santidade, dizendo:

"Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem."
(1 Pedro 1.15 - NVI)

Ser santo é deixar-se moldar pela palavra de Deus, andar em conformidade com a vontade dEle. Enfim não é somente não fazer o que o mundo faz, mas também é fazer o que Deus quer que façamos. Pois você pode viver sem fazer o que o mundo faz e não fazer algo que Deus quer que você faça. Porém só servem as duas coisas: não seguirmos o mundo(a), para seguirmos a vontade de Deus(b).

"Não se amoldem ao padrão deste mundoa, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deusb."
(Romanos 12.2 - NVI)

Para nos aproximarmos de Deus e convivermos com Ele, precisamos ser santos. Mas a vida cristã tem dois sentidos: vertical e horizontal. A santificação é necessária para nos relacionarmos com Deus (vertical), e a paz é necessária para nos relacionarmos com o próximo (horizontal). Ser santo não quer dizer que eu devo ser "carrancudo", sem senso de humor, grosseiro com os que ainda não estão na fé, impaciente com os fracos, insensível com os que caem em tentação, ou sempre censurar os outros; pois por essas coisas se perde a paz.

É necessário um esforço para vivermos em paz com todos, e não nos contaminarmos com este "mundo". Pois esses são os passos que precisamos dar em direção a Deus.

Que o Deus de paz santifique você, e que por Cristo você possa se aproximar mais de Deus.

Um abraço.

(a caminhada continua...)

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário