domingo, 5 de abril de 2009

Atendendo ao Chamado



1 Samuel 3

7 Ora, Samuel ainda não conhecia o Senhor. A palavra do Senhor ainda não lhe havia sido revelada.

8 O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou?"
Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino.

9 e lhe disse: "Vá e deite-se; se ele chamálo, diga: 'Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo' ". Então Samuel foi se deitar.

10 O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: "Samuel, Samuel!"
Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo".

Nota: Bíblia Sagrada - Nova Versão Internacional (NVI).


Foto Mão estendida em direção ao sol

Graça e paz sejam com você.

Semana passada eu estive lendo alguns textos em outros blogs e me deparei com este, que disponho logo abaixo, no blog "Vida em Cristo" da Márcia Rezende.

Deus, fale comigo

Um homem sussurrou: Deus, fale comigo.
E um rouxinol começou a cantar,
Mas o homem não ouviu.
Então o homem repetiu:
Deus, fale comigo!
E um trovão ecoou nos céus,
Mas o homem foi incapaz de ouvir.
O Homem olhou em volta e disse:
Deus, deixe-me vê-lo.
E uma estrela brilhou no céu,
Mas o homem não a notou.
O homem começou a gritar:
Deus, mostre-me um milagre.
E uma criança nasceu,
Mas o homem não sentiu o pulsar da vida.
Então o homem começou a chorar e a se desesperar:
Deus toque-me e deixe-me sentir
que você está aqui comigo…
E uma borboleta pousou suavemente Em seu ombro;
O homem espantou a borboleta com a mão e desiludido,
Continuou o seu caminho triste, sozinho e com medo.
Até quando teremos que sofrer para ver que Deus está sempre conosco.
Até quando manteremos os olhos e corações fechados para o milagre da vida que é DEUS.

Nos dois textos, a passagem bíblica e a ilustração, temos uma realidade que tem sido vivenciada pela maioria de nós: Deus fala conosco e somos incapazes de entendê-lo.

Samuel era um garoto ainda quando foi entregue por Ana — sua mãe — aos cuidados de Eli — que era o sumo-sacerdote naqueles dias — para servir ao Senhor (1 Samuel 1.21-28). Talvez por ser muito novo, e por não ter vivido uma experiência pessoal com Deus até ali, Samuel foi incapaz de entender que Deus falava com ele. Não é que a pouca idade fosse problema, mas é que ele havia vivido pouco (era muito novo) e não tinha experimentado uma vida em exercício da comunhão plena com Deus até então. Mas o Senhor o chamou, e o chamou por várias vezes, até que, instruído por Eli, Samuel soube como se portar e atender ao chamado do Senhor. Já a ilustração nos mostra outro cenário: um homem deseja ouvir a voz de Deus, deseja ter comunhão com Deus, mas é incapaz de entender quando Deus está falando com ele, e atendendo ao seu chamado.

O que podemos compreender e aprender disto é que: Deus está sempre disposto a atender o nosso chamado, mas somos insensíveis às respostas dEle; e quando Deus nos chama, somos incapazes de entender e atender ao chamado dEle. Mas não podemos continuar assim.

Deseje ardentemente ter comunhão com Deus, mas não fique apenas em pedir e clamar, esteja atento também e tenha um coração disposto a receber o que Deus tem para você. E quando Deus te chamar, você deve ter a sensibilidade de entender que não é apenas mais um pensamento seu, não é apenas o que 'irmão fulano' está dizendo, não é apenas mais uma passagem bíblica que você lê, mas é Deus tratando com você.

Para termos esse nível de atenção e essa sensibilidade, precisamos conhecer mais e mais o Deus por quem chamamos, Aquele que também nos chama para Si.

"Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como chuvas de inverno, como as chuvas da primavera que regam a terra."

(Oséias 6.3 - NVI)

Clame, busque, chame, mas esteja disposto e atento, pois o seu Deus não te deixará sem resposta. E ainda, dia após dia, esteja sempre preparado para atender ao chamado do seu Deus. E Ele te chama; Ele está te chamando para experimentar uma vida plena, uma vida de comunhão, uma vida cheia de graça e de bênçãos espirituais.
Atenda ao chamado!

Que as bênçãos de Deus sejam sobre a sua vida.

Tenha uma ótima semana.

Nenhum comentário:

Seguidores