sexta-feira, 27 de março de 2009

Planos e Planos



Salmo 33

10 O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos.

11 Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações.

12 Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer.

Nota1: Bíblia Sagrada - Nova Versão Internacional (NVI).


Imagem Planejar

Que a graça e a paz do Senhor Jesus sejam abundantes em sua vida.

O que temos hoje aqui? Planos e planos. Os homens planejam, eles idealizam, têm seus sonhos, mas nada pode ocorrer fora da vontade ou da permissão de Deus; o que Deus quer ou que Ele permite é o que prevalece no final.

Diante da soberania de Deus, o salmista pode dizer que mesmo os "planos das nações" e os "propósitos dos povos" podem ser "desfeitos" e "frustrados" pelo Senhor. Isso não significa que Deus seja um "estraga-prazeres" ou que Ele se delicie em colocar a baixo os "castelos de areia" de todo mundo. Não! O que temos aqui é um quadro que nos mostra a soberania de Deus. Podemos entender o seguinte: se a humanidade se afasta da vontade de Deus, dependendo da permissão dEle, os planos dos homens, por mais firmes que pareçam estão fadados ao fracasso. Por sua vontade ou permissão, os planos dos homens podem simplesmente virar poeira e serem levados pelo vento.

Mas e aí? Se é assim para as nações e para os povos, o que dizer dos planos de um único homem? Como podemos ter nossos planos e propósitos estabelecidos? Para todos nós e para cada um de nós vale a mesma realidade: planos e propósitos fora da vontade ou da permissão de Deus serão sempre frustrados. Contudo, se nossos planos e propósitos estão em sintonia com a vontade de Deus, se o que sonhamos e aspiramos está alinhado com os "planos e sonhos de Deus", se nós reconhecemos o Senhor como soberano sobre nossas vidas, se submetemos nossas idéias ao crivo das dEle ou se temos nossos pensamentos norteados pelos dEle... se nossa vontade é reflexo da vontade de Deus, nossos planos serão estabelecidos, pois "os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações".

Que eu e você possamos lembrar que existem planos e planos: os que estão dentro dos propósitos de Deus são infalíveis, mas os que estão fora são como palha seca: "ou o vento leva ou o fogo queima". Se queremos ter sucesso, devemos levar em consideração os planos de Deus para nossas vidas, pois Ele nos escolheu para um propósito. Cante!

...
Planos e sonhos Tu tens para mim
Eu maravilhado digo: "Eis me aqui"!
Quero agradar-Te e cumprir Teu querer
Caminhando em graça vou obedecer
Tu és o dono do meu coração
Tu és o dono do meu coração
E não há outro (e não há outro)
E não há outro (e não há outro)
Só Tu és o dono do meu coração
Só Tu és o dono do meu coração
...

Que a Palavra nos molde e que o Espírito nos conduza em graça e verdade, para vivermos plenamente.

Sejam as bênçãos de Deus sempre presentes em sua vida. Amém.

Um abraço.


Nota2: Trecho de "Dono do Meu Coração", por Ana Paula Valadão Bessa - Diante do Trono (grifo e ênfase nossos).

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário