sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ocupando a mente



"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas."
(Filipenses 4.8 - NVI)

A mente humana é fascinante. Somos capazes de inventar coisas, elaborar esquemas, planos, fazer cálculos, reconhecer padrões, sentir, imaginar, sonhar etc. Mas há também a possibilidade de colocar todo esse potencial a serviço de propósitos maus. Daí surgem os assassinatos, guerras, golpes, armas químicas, maquinações para tirar proveito dos outros, dentre outras coisas. O que devemos fazer é saber para onde direcionar nosso potencial mental.

O fato é que não podemos ficar com a mente desocupada, pois já diz o ditado:

"Mente vazia é oficina do capeta."

Devemos trazer à nossa mente tudo aquilo que for bom. Foi o que Paulo ensinou: devemos pensar naquilo é verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, de boa fama, e tiver algo de excelente ou digno de louvor. Devemos meditar naquilo que pode ser bom para nós e para o próximo. Devemos encher a nossa mente da verdade que liberta, do saber que enobrece, da disciplina que corrige, da santidade que nos purifica, da caridade que nos torna amáveis, do caráter irrepreensível que nos dá boa fama, do Evangelho que nos faz excelentes, do Espírito que nos guia em atitudes louváveis.

Costumamos povoar nossa mente com coisas fúteis (piadas infames, pornografia, xingamentos etc) quando podíamos muito bem utilizar esse potencial para coisas melhores. Isso não se restringe ao que diz respeito à religiosidade; dê-se a oportunidade de aprender e adiquirir conhecimentos úteis. Busque em primeiro lugar "o Reino de Deus e a sua justiça", mas procure se desenvolver em todas as áreas do conhecimento que podem ser úteis. Se em vez de xingamentos, você decorasse os procedimentos de primeiros socorros para diversas situações... você poderia ajudar a salvar vidas. Pense nisso!

Que a graça e a paz do Senhor sejam abundantes em sua vida.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Seguidores