quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Restaurando a auto-estima em cinco lições - 4



Imagem cérebro

4º - Alimentar a mente com coisas positivas, santas e boas

.:: Filipenses 4.8-9

Abramos as Bíblias em Filipenses 4.8-9 – "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (9) O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco."

Nesses últimos dias temos visto uma grande valorização do uso da Qualidade Total. Empresas que estão procurando melhorar a qualidade de seus produtos, serviços e a qualidade de vida no trabalho, utilizando-se de novas técnicas, metodologias, concepções e filosofias para atingirem seus objetivos. Nesse mundo de técnicas utilizadas pela Qualidade Total existe uma que me chama muito a atenção: uma técnica japonesa chamada 5S, o que os americanos também chamam de Housekeeping. Essa técnica tem sua filosofia centrada na seguinte premissa: a influência do ambiente exerce sobre nossa motivação para o trabalho, bem como, na nossa qualidade de vida.

Ela denomina-se 5S (Cinco S's) porque derivam de 5 palavras japonesas que no português, começam com S, a saber: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU E SHITSUKE.

A palavra SEIRI significa ORGANIZAÇÃO; SEITON significa ARRUMAÇÃO; SEISO significa LIMPEZA; SEIKETSU significa PADRONIZAÇÃO e SHITSUKE significa DISCIPLINA. Preconizam que um ambiente arrumado, saudável, agradável, "pra cima", organizado, influencia positivamente. As pessoas que trabalham em ambientes assim são mais motivadas, alegres, cheias de vida, ao passo que o contrário, ou seja, um ambiente sujo, desorganizado e sombrio influenciam para que a pessoa se torne triste, desmotivada, lenta, procrastinadora, etc.

Por incrível que pareça a Bíblia vai além desses conceitos que são colocados num ponto de vista "materialista" da psique humana, e os interioriza para que busquemos uma limpeza interior, bem como uma disciplina em buscar sempre manter a limpeza interior, isto é, uma vida de santificação, de separação, nos apegando àquilo que traz limpeza e iluminação à vida espiritual.

Da mesma forma que nas empresas, a Campanha de 5S nos diz que devemos limpar, organizar, manter organizado, Paulo nos ensina a fazer essa "limpeza" em um campo moral, deixando de lado as mentiras e centralizando a nossa vida em tudo o que é verdadeiro; deixando de lado as práticas desonestas a buscar tudo o que é honesto; deixando de ser omisso, valorizando as injustiças por lutar pelo que é justo, reto e íntegro; deixando as impurezas de uma vida devassa, deixando de lado as palavras torpes, deixando de lado a malícia e partindo para tudo o que é puro, santo, amável, e de boa fama, em resumo, busque a Santificação. Sabemos, pois, que sem uma vida de santificação não poderemos ver a Deus.

Os apóstolos, que muito sofreram por amor ao evangelho, sabiam dos benefícios que uma vida voltada para o bem e a santificação poderiam fazer. João nos alerta assim: " Amado, não imites o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus." (3 Jo 1.11); Paulo nos exorta a vivermos uma vida isenta de hipocrisia, pois que "…O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem." (Rm 12.9), "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."(vv. 21), "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." (Gl 6.9). Na epístola aos Hebreus, temos uma exortação a "… não vos esqueçais de fazer o bem e de repartir com outros, porque com tais sacrifícios Deus se agrada."

Faça o bem a si mesmo. Cuide do seu corpo buscando viver de forma saudável – uma boa caminhada, a prática de esportes, vá ao médico, quando puder, pelo menos para fazer exames de rotina e todas essas coisas que devemos fazer e que influenciam na nossa qualidade de vida e na qualidade do nosso humor também. Quem sabe numa dessas caminhadas você não encontra a sua "cara-metade"?

Cuide da sua vida Espiritual, buscando constantemente ter um relacionamento saudável com Deus através das orações, da leitura da Bíblia, dos momentos de reflexão e comunhão com os irmãos e principalmente do louvor – Louve! Há quem diga que "…quem canta seus males espanta", eu vou além e digo que louvando de coração você estará sendo consolado pelo Espírito de Deus, abra espaço para ele trabalhar em tua vida.

Cuide de sua vida emocional, pelo menos, ao máximo possível, busque não estar só. O homem é um ser social. Sozinho ele não consegue florescer. Sozinho ele não tem perspectiva e mesmo que a tenha, amargurará ter sucesso sem poder repartir com ninguém – "de que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?". Divirta-se com seus amigos, divirta-se com seus familiares, leia bons livros, ouça boa música, busque o que é bom e de boa fama.

Faça o bem a outras pessoas. Tem muita gente em situação muito pior que você sabia?


Shalom, 

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário