sábado, 11 de outubro de 2008

Sal e Luz I



"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens."
(Mateus 5. 13 - NVI)


Foto Sal

Aí está algo que poucos cristãos têm lembrado nestes últimos dias; é algo de grande importância, segundo as palavras de Jesus: Nós somos sal.

O sal sempre teve grande importância; era amplamente utilizado para "conservar" alimentos num tempo em que não havia geladeiras ou freezers. Curiosamente, no livro do Êxodo, ao ordenar que se prepare incenso "puro e santo", Deus colocou sal na receita (Êxodo 30.35); aí vê-se outra aplicação além da costumeira. Houve um tempo ("o período romano") em que o trabalho era pago com sal (daí veio o termo "salário"), para se ter idéia do valor que tinha tal "conservante".

De repente, Jesus declara: "Vocês são o sal da terra". Olhando alguns aspectos do sal, entendemos que ele "purifica" e "conserva", impedindo que algo apodreça. E nós, neste mundo, somos sal. Estamos aqui para garantir que este mundo não apodreça de todo. Ou seja, estamos aqui para fazer a diferença. Quando não há sal numa comida, nota-se logo; pois o sal "faz diferença". A nossa presença deve ser sempre um indicativo de que a vida pode ser diferente; pode ser reta, justa, santa e agradável a Deus. Devemos mostrar que a podridão deste mundo pode ser combatida.

Somos sal! Maravilha! Porém Jesus faz uma observação importante: "Mas se o sal perder o seu sabor... não servirá para nada...". Se eu e você, como sal, nos degenerarmos, não serviremos para mais nada. Não faz sentido continuar "freqüentando" um templo, carregando uma bíblia etc, se você não tem mais as propriedades originais de sal; imagine um sal sem sabor ocupando um saleiro. Que decepção ele pode causar aos que, procurando por sal, chegam-se a ele. Portanto, atente bem para que você não perca o "sabor". O destino do sal insípido é ser "lançado fora" (perda da comunhão com Deus) e ser pisado pelos homens (sujeição ao "mundo").

Continua...

Que a graça e a paz do Senhor Jesus sejam contigo.

Tenha um fim de semana abençoado!

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário