domingo, 5 de outubro de 2008

Bem-aventuranças IX (final)



"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês."
(Mateus 5.11 - NVI)


Foto Mulher alegre no campo

O Mestre está para concluir as "bem-aventuranças"; Ele acaba de nos dizer que nós seremos "bem-aventurados" (felizes) quando, por causa dEle, formos insultados, perseguidos e sofrermos calúnias. Parece paradoxal, não?

Ser feliz ao sofrer (assim como na bem-aventurança anterior), parece algo absurdo. Mas o Mestre diz o motivo da alegria:

"Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês."
(Mateus 5.12 - NVI)

Se você sofrer qualquer perseguição ou for alvo de "preconceito" (isto acontece, mas o "mundo" acha normal chamar um cristão de louco, retardado, alienado etc), por causa do Mestre, saiba que a sua recompensa está nos céus, e sinta-se feliz por ser participante dos mesmos sofrimentos experimentados pelos profetas do passado - que foram alvo de zombaria, desprezo, insultos, calúnias etc - pois você está no rol dos santos.

Entendo que este último pronunciamento do Mestre resume os outros. Diante deste mundo de injustiças, opressões e descaso, diante deste "caos moral", nós devemos ser pobres em espírito (não nos sentirmos auto-suficientes), devemos chorar (lágrimas de arrependimento e contrição), devemos ser humildes (não presunçosos), ter fome e sede de justiça (desejar a justiça de Deus em nós e no mundo), exercitar a misericórdia (sentir as misérias dos outros), purificar o coração (pela lavagem da Palavra e pela ação do Espírito), promover a paz (quando isto depender de nós), crer na justificação que vem de Deus e viver pela justiça de Deus, mesmo que isto nos acarrete perseguições.

Devemos deixar que o caráter de Cristo se revele em nós, ainda que venhamos a ser insultados, perseguidos e caluniados por causa disto; aí seremos "bem-aventurados" (felizes).

Que a graça e paz sejam contigo!

Nenhum comentário:

Seguidores