quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Siga o Mestre - II (Final)



Imagem CruzSeguir o Mestre é algo maravilhoso, acompanhar os passos de Cristo é fantástico. Pois aonde Ele vai os milagres acontecem: o pão é multiplicado, paralíticos são curados, mortos são ressucitados etc. Mas se há um caminho pelo qual poucos ousam andar seguindo o Mestre, este caminho é a "Via Crucis", a "Via Dolorosa", o caminho para o Calvário.

Jesus dizia a todos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me".
(Lucas 9.23 - NVI; grifo meu)

Alguns acham que "levar a cruz diariamente" é carregar uma réplica da cruz, e fazem da cruz um amuleto. Jesus não estava ensinando que seus discípulos deviam carregar objetos em forma de cruz, ou estampar cruzes nas roupas etc (não que isso seja algo absurdo, na verdade é algo inócuo); Ele ensinou que seus discípulos deviam estar dispostos (à semelhança dele) a suportar afrontas, injúrias, perseguições, injustiças, sem desviar os pés do Caminho.

Acompanhar o Mestre que realiza milagres e multiplica pães é algo bastante agradável (alguns diriam "lucrativo"). Mas o discípulo segue o Mestre em toda a extensão da jornada, ou seja, ele não salta da "Última Ceia" para a "Ascenção". Jesus nos disse que teríamos aflições (deixou claro que tínhamos uma cruz a carregar), mas nos animou afirmando que Ele venceu (João 16.33). Na condição de discípulos também podemos vencer o "mundo" (como Ele venceu), sendo Sal e Luz (como Jesus foi), suportando as pressões (a exemplo dEle), "carregando nossa cruz" e crendo que o Mestre sempre estará conosco.

E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.
(Mateus 28. 20b)

O "caminho do Calvário" não é tão atraente, mas também é o Caminho de Cristo, e de seus discípulos. Claro que nenhum de nós haverá de padecer como Jesus, mas também não devemos abandonar a fé por causa das tribulações ou sofrimentos ou perseguições: O discípulo não deixa de seguir o Mestre, não importa que dificuldades o caminho ofereça.

Se você deseja acompanhar o Mestre, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz dia após dia e siga-o.

Que a graça e a paz do Senhor Jesus sejam contigo!

Fique com Deus.

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário