domingo, 28 de setembro de 2008

Bem-aventuranças VIII



"Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus."
(Mateus 5.10 - NVI)


O cenário é o mesmo: o Mestre está sobre o monte, assentado, e continua a ensinar. Agora Ele nos ensina que "os que são perseguidos por causa da justiça" são muito felizes (bem-aventurados), pois o "Reino dos céus" pertence a eles. Detalhe, a "felicidade" deles é comparável à dos "pobres em espírito" (Bem-aventuranças I) ; pois a ambos, diz o Mestre, pertence o Reino dos céus. Podemos dizer que isto é um fechamento: A primeira bem-aventurança e esta estão nos extremos de uma lista. Não que as bem-aventuranças tenham acabado por aqui, ainda resta o "resumo" (mas isto fica para a próxima).

Uma coisa é ser "perseguido pela justiça" e outra é ser "perseguido por causa da justiça". Muitos homens são perseguidos pela justiça quando infringem a lei nas suas diversas formas, mas quando é que alguém passa a ser perseguido por causa da justiça?

Nós, que amamos a Deus, nos portamos de uma forma que é tida por inadequada aos padrões "normais". Não seguimos a multidão, seguimos o Mestre, uma vez que somos justificados por Ele. Este comportamento diferente incomoda àqueles que não seguem a Cristo. Se você anda em conformidade com a Palavra, você é tido por motivo de zombaria. Uns te evitam, outros dizem que você só quer ser santo (mas você já é, e Deus te chamou para isto) e muitos ainda tomam atitudes mais "ásperas": te maltratam, te expõem ao ridículo, te humilham, te pressionam, são opositores, perseguidores; por que agem assim? Por causa da justiça de Deus na tua vida.

Se as perseguições se levantarem contra você que tem andado na presença de Deus, não baixe a cabeça, não volte atrás. Firme-se na presença de Deus, deixe que a justiça dEle resplandeça na tua vida mais ainda. Considere-se feliz, pois o Reino dos céus também é teu!

Que a graça e a paz do Senhor Jesus sejam com você!

Tenha uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário