sábado, 13 de setembro de 2008

Bem-aventuranças VI



"Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus."
(Mateus 5.8 - NVI)

Figura CoraçãoQue lição nos traz o Mestre, o que Ele nos faz saber? Ele nos ensina que os que tem um coração limpo ("os puros de coração") são felizes, pois terão o privilégio de ver a Deus. Agora as coisas parecem complicadas. Quem dentre nós tem um coração puro? Quem poderá se apresentar diante de Deus?

Nosso coração guarda segredos, sentimentos, desejos e outras coisas que podem ser boas ou más; sim, podemos ter coisas más no nosso coração. Alguns têm inveja, outros têm ódio e outros, avareza etc. O nosso coração pode abrigar sentimentos e intenções tão ruins que chegam a ser nocivas para nós mesmos. O profeta Jeremias, diante da inconstância do coração humano, usa a seguinte expressão:

"O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?"
(Jeremias 17.9 - NVI)

Quem é capaz de lidar com os enganos do coração, quem pode conhecer o que há dentro dele? Somente Deus é capaz de conhecer perfeitamente o coração de cada um de nós.

"Eu sou o SENHOR que sonda o coração e examina a mente..."
(Jeremias 17.10 - NVI)

O mesmo Deus que conhece o nosso coração e sabe quão impuro ele pode ser, é também capaz de "consertá-lo", de purificá-lo, de torná-lo sadio. Por mais que o nosso coração seja tendencioso ao erro, sendo abrigo da nossa "velha natureza", temos em Deus e em sua Palavra o remédio para a "doença" do nosso coração. E Deus quer curar nosso coração rancoroso; sim, Ele quer curar nosso coração cobiçoso e iracundo, e com certeza Ele é capaz de "consertar" nosso coração enganoso e doente. A parte que nos cabe é reconhecer onde estamos errando (a Bíblia nos mostra bem onde estamos errados) e entregar a Deus todas as áreas da nossa vida, apresentando a Ele tudo o que vai no nosso coração e buscando nEle a direção para nossa vida.

Tendo o coração purificado pelo "Sangue do Cordeiro", lavado pela "Água da Palavra", e renovado pela ação do Espírito Santo, com certeza seremos felizes tendo viva a esperança de vermos a Deus!

Tenha um fim de semana abençoado!

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário