segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Aproximando-se de Deus I



"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam."(Hebreus 11.6 - NVI)

"Aproximar-se de Deus, é desejo de muitos, é privilégio de poucos, é ilusão para alguns; mas é um bem para todos". (I.M., 07/09/2008)

O homem deseja aproximar-se de Deus. Alguns homens querem desafiá-lo, outros querem dizer a Deus o quanto são bonzinhos e merecem suas bençãos; uns buscam o "deus" interior e outros buscam um "deus" extra-galático; Muitos se envolvem em rituais de alta complexidade, outros apenas proferem o nome de Deus etc. Mas será que é através desses meios ou com esses propósitos que o homem poderá aproximar-se de Deus?

Eu quero te fazer um convite, quero que você me acompanhe numa jornada para nos aproximarmos de Deus. Talvez você tenha vontade de conhecer o Dalai Lama, a Madonna, o Brad Pitt, o Bill Gates (para reclamar do Windows?) ou outra pessoa famosa que o povo "idolatra" e tem por "ícone", "ídolo", "ser elevado" ou algo do tipo; Mas o meu convite tem algo de especial, vamos nos empenhar na busca de nos aproximarmos de alguém que até mesmo todos estes famosos citados desejariam conhecer. Uso aqui as palavra do profeta Oséias:

"Conheçamos o SENHOR; esforcemo-nos por conhecê-lo."
(Oséias 6.3 - NVI; grifo meu)

Convite lançado, vamos iniciar a jornada. O primeiro passo nessa caminhada em direção a Deus é a fé ou melhor, o exercício da fé. Para que você e eu nos aproximemos de Deus, precisamos crer, ou seja, exercer a fé. Não é somente dizer "eu creio!" é agir pela fé. E especificando mais um pouco, nós precisamos primeiramente crer que Deus existe. Isto significa que a partir de agora, nós devemos agir crendo que Deus existe. Simples, não é? Seria se nós não fizemos pouco caso da existência de Deus como fazemos às vezes.

Vamos refletir e trazer a memória quantas vezes nós ignoramos a existência de Deus (deixando seus conselhos de lado, não dando ouvidos a Ele) e nos lançamos a fazer nossa vontade, a satisfazer nossos desejos etc. Não desanime, agora é hora de viver exercendo a fé na existência de Deus. O caminho para nos aproximarmos é este, e não é tarde para seguirmos por ele.

Pronto, agora que você crê que Deus existe, e vai viver demonstrando isto em seus atos, o segundo passo é crer (e lá vem a parte boa) que Deus recompensa aqueles que o buscam. Dá até vontade de correr ao encontro dEle, não é? Mas não esqueça do primeiro passo! E lá vamos nós, passo a passo, crendo que Deus existe e que ele recompensa aqueles que o buscam. Lembrando que buscar a Deus é dispor o coração na intenção de proximar-se dEle, e não somente proferir palavras (por mais bonitas que sejam) ou repetir orações prontas.

Agora podemos prosseguir, sempre em frente, e vamos nos aproximar de Deus com certeza. A caminhada continua. Até a próxima!

Que a graça e a paz do Deus Eterno, que existe e recompensa aqueles que o buscam, sejam contigo!

Continua...

Um comentário:

Isaac Marinho disse...

Acrescentando...
Vou deixar aqui o seguinte comentário que me chegou:
"Aproximar-se de Deus segundo esta reflexão, baseada em Hebreus 11.6, é bom; pois a pessoa 'já chega agradando'". =D
Com certeza. Quem se aproxima de Deus, crendo que Ele existe e que recompensa quem o busca, 'já chega agradando'!
Fiquem com Deus!

Seguidores

Devocional Diário