domingo, 7 de setembro de 2008

Bem-aventuranças IV



"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos."
(Mateus 5.4 - NVI)

Foto Criança com fomeE o Mestre prossegue em seu discurso. Ele sempre profere frases inesperadas; tudo o que ele diz soa como novo, até mesmo quando ele cita o que "está escrito". Mas desta vez Ele diz algo novo mesmo, diz que os que têm fome e sede (anseiam) de justiça são felizes, pois serão satisfeitos (saciados). E o que vem a ser "fome e sede de justiça"? Ou como se entende o fato de alguém "ansiar por justiça"?

Alguns dizem que "ter fome e sede de justiça" é "clamar por se sentir injustiçado" ou simplesmente "ser um inconformado e protestar contra a injustiça desse mundo mau". Interpertações interesantes, mas há algo bem mais espiritual e muito mais essencial a ser abordado aqui.

Quem sente fome, sente necessidade de algo que lhe sustente, que lhe "restaure" fisicamente. Quero dizer que quem sente fome está sofrendo uma necessidade pessoal (e intransferível), ou seja, você não sente fome pelos outros, sente por si. E os que sentem fome e sede de justiça não são somente inconformados com esse mundo injusto, são mais: são inconformados com seus próprios atos de injustiça.

Eles buscam se salvar dessa geração corrompida (seguindo o conselho de Pedro - Atos 2.40), buscam não se amoldar ao padrão desse mundo injusto (como Paulo aconselhou aos irmãos em Roma - Romanos 12.2), eles buscam o "Reino de Deus e a sua justiça" em primeiro lugar (Mateus 6.33); eles não se conformam com a injustiça, e querem que ela seja eliminada de suas próprias vidas! Eles anseiam por viver de maneira pura, santa e agradável a Deus; reconhecem que não são "justos" em si mesmos e buscam "justificação" em Cristo!

Se você é tão inconformado com a injustiça, que não a tolera em sua própria vida, você é muito feliz; pois você tem fome e sede de justiça e, em Cristo, você será saciado!

Só não fique por aí lamentando a situação, sentindo suas culpas e sofrendo ou mergulhado na tristeza por causa de tanta injustiça; vá a Cristo, pois foi Ele mesmo quem garantiu que você será socorrido.

Fique com Deus!

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário