domingo, 31 de agosto de 2008

A Esperança Imortal



"Digo a mim mesmo: a minha porção é o SENHOR; portanto, nele porei a minha esperança."
(Lamentações 3.24 - NVI)

Foto amanhecerGeralmente, quando estamos em dificuldades e tudo parece nos contrariar, para não desanimarmos, dizemos:"A esperança é a última que morre"! Mas esta declaração, apesar da louvável intenção de animar, carrega a idéia de que "a esperança" vai morrer no fim das contas. E, de fato, dependendo do que se espera e em quem se deposita a esperança, ela morrerá com certeza; mas posso garantir que existe uma esperança que não morre.

O profeta Jeremias, no livro que curiosamente é intitulado de "Lamentações", nos diz que em meio a toda aflição que seu povo passava (no mesmo capítulo 3, versos 1-18, retrata o "clamor" e "desespero" do povo de Deus), ele confessava a si mesmo que Deus era a sua "porção" (i.e. "a parte que lhe cabia", "aquilo a que ele podia se apegar", "o bem que possuía" era o "SENHOR"; v.24). Ele via em Deus a única "pessoa a quem poderia recorrer", o único "depósito da sua esperança". Ele também deixa claro que "aqueles cuja esperança está em Deus", "aqueles que buscam a Deus", experimentam da bondade desse mesmo Deus Eterno (v.25).

Por fim, ele declara que "é bom esperar tranqüilo pela salvação do SENHOR", ou seja, é bom ficar despreocupado (entenda-se aqui, "sem desejar morrer por causa dos problemas" ou "sem querer sumir" etc) tendo colocado a esperança em Deus, no Deus que pode nos socorrer (v. 26). A esperança que depositamos em Deus torna-se uma esperança imortal; pois Deus cuida de nutrí-la. Esperando em Deus e nas suas promessas, não há de se ver ou imaginar que a nossa esperança morra. Jó também cria assim e, em meio a tantas tribulações, pôde dizer:

"Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele."
(Jó 13.15 - NVI)

Diante de tudo o que se pôde aprender aqui, eu te convido a colocar toda a sua esperança em Deus, inclusive no que diz respeito à eternidade. Pois sabendo que Deus nunca falha, e que os que colocam sua esperança nEle, experimentam da bondade dEle; você pode agora mesmo tomar o SENHOR como único depósito da sua esperança, confiar nos planos dEle e esperar tranqüilo na eterna salvação que Ele proporciona através de Cristo.

Que o Deus Eterno, em quem se pode confiar e depositar toda a esperança, te abençoe por Cristo Jesus.

Tenha uma ótima semana!

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário