sábado, 30 de agosto de 2008

Bem-aventuranças III



"Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança."
(Mateus 5.4 - NVI)

Foto Planeta TerraE o Mestre, assentado no mesmo lugar, no monte, continua seu discurso. Ele sempre traz lições sábias, e dessa vez ele ensinou que as pessoas 'humildes' (ou 'os mansos') receberão a terra como uma 'herança'. E o que há de especial nisso? Na verdade há algo muito especial.

Sem levar em conta o objeto da herança (falaremos dele mais adiante), mas a natureza do direito, já podemos ver quão felizes são os 'humildes': A natureza do direito dessa herança é a 'filiação por adoção'. Quero dizer que esses humildes, ou mansos, são filhos de Deus por adoção e terão direito à herança que ele reservou; não fosse assim, de quem eles herdariam? Ou que direito teriam, não sendo filhos? Mas o que faz de alguém um filho de Deus por adoção? O Evangelho de João nos ensina que o que atesta essa filiação é o ato de recebermos a Cristo e, crermos no nome dEle.

"Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus..." (João 1.12 - NVI)

Não é simplesmente ser humilde ou manso, mas é ser como Jesus (Mateus 11.29); é ser filho de Deus por adoção, é receber a Cristo e crer no seu nome, nome este que significa: "O SENHOR (YHWH) salva". Crendo nessa Salvação, você é filho; aprendendo de Cristo, você é manso (não iracundo) e humilde (não soberbo ou arrogante) de coração. É bom seguir os conselhos deste irmão mais velho: Jesus Cristo.

Agora vejamos o objeto da herança, o qual é a terra. Espere aí, os humildes herdarão esta terra? Bem, se assim fosse, essa herança duraria pouco; pois o que pode ser abalado (as coisas corruptíveis) será removido (Hebreus 12.25-27). Mas os mansos herdarão com Cristo. Se herdarão com Cristo, reinarão com ele (2 Timóteo 2.11,12 ), pois estarão na condição de filhos e não de simples habitantes; herdarão o Reino estabelecido na terra, na nova terra. Essa é a esperança dos que crêem, como está escrito:

Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. (2 Pedro 3.15 - NVI)

Que nós, na condição de filhos de Deus por adoção, sejamos humildes - e mansos - para tomarmos parte na herança que ele reservou aos que o amam!

Que a graça e a paz do SENHOR sejam contigo!

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário