quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Bem-aventuranças II



"Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados." (Mateus 5.4 - NVI)

Foto: lágrimaE o Mestre continua a ensinar. Desta vez ele diz algo que a princípio parece controverso. Ele diz que 'os que choram' são 'felizes'. Pode-se pensar que aqueles que estão a derramar lágrimas não são felizes, mas ele justifica dizendo que os mesmos 'serão consolados'.

Convém notar que Jesus estava falando aos seus discípulos, ou seja, não são todos os chorões que serão consolados; as lágrimas de crocodilo, por exemplo, não serão contempladas. Mas os discípulos de Jesus, aqueles que buscam tomar as mesmas atitudes que Cristo tomou, estes serão consolados.

Então, se você segue a Cristo, e tem chorado por perder alguém; o Jesus que chorou no túmulo de seu amigo Lázaro, diz que você será consolado. Se você, que segue nas pisadas do Mestre, sofre rejeição e é incompreendido; o Rabi que chorou sobre a Jerusalém que o rejeitara, não o reconhecendo como messias, o mesmo Jesus garante que você é feliz, pois a consolação vem ao seu encontro, e a certeza dessa ação consoladora é tão grande que ele diz que você já 'é feliz' e não que você 'será feliz'. Ou seja: consolação garantida!

Se o mundo te odeia e te persegue por você ser um discípulo de Cristo, o próprio Jesus não foi muito popular na sua época, não raras vezes buscaram matá-lo enquanto ele fazia o bem; mas ele mesmo disse, considere-se feliz, pois você será consolado. E não há de se estranhar que assim seja, pois você que segue a Cristo, é templo e morada do Espírito Santo, o Consolador.

Continue seguindo os passos do Mestre, dispondo-se a fazer o que ele ensinou e, ainda que as lágrimas surjam (e certamente surjirão) tenha certeza de que você será consolado!


Que o Deus, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, vos console e, faça abundar a sua graça e paz em vossas vidas!

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário