domingo, 29 de março de 2009

Alegria, fruto de uma esperança viva



1 Pedro 1

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

4 para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês

5 que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

6 Nisto vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo o tipo de provação.

Nota: Bíblia Sagrada - Nova Versão Internacional (NVI)


Figura Caminho nos ares

Graça e paz sejam multiplicadas a você.

Diante das bênçãos, ao ouvir algum testemunho edificante ou mesmo ao experimentarmos momentos de calma nesse mar que é a vida, ficamos cheios de alegria. A satisfação é tanta que nós exultamos, ou seja, somos tomados por uma grande alegria; mas diante das dificuldades, em meio às tribulações e provações, não são raras as vezes nas quais nos entristecemos. É que nem sempre "trazemos à memória aquilo que nos dá esperança" (Lamentações 3.21,22), daí somos assaltados pelas adversidades e ficamos prostrados, sequer conseguimos esboçar uma reação ou reagimos de forma mesquinha, covarde e completamente desprovida de razão ou fé (enquanto há razão e fé, as coisas se encaminham).

Quero convidar você a meditar na ação de Deus em seu favor. Ele, conforme a sua "grande misericórdia" fez de você uma nova criatura, um participante de "uma esperança viva" e de uma "herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor", uma "herança guardada nos céus". Você não é mais um desamparado, as misericórdias do Senhor te alcançaram, não se sujeite ao medo: lembre-se das misericórdias que te alcançaram quando você estava distante de Deus, as mesmas que te trouxeram até Ele, conforme as quais Ele te regenerou; pois você foi gerado outra vez, mas agora é para uma esperança viva e para uma herança eterna, coisas que se alcança mediante a fé que nos foi dada. Já temos vários motivos para alegria.

Conscientes da ação de Deus em nosso favor, por meio da sua grande misericórdia, ainda podemos ter a certeza de que "somos protegidos pelo poder de Deus" até que a nossa salvação seja revelada (mais um motivo de alegria). E mais, essa salvação não tarda, logo se revelará.

Eis aí vários motivos para exultarmos, mesmo diante das tribulações desta vida. Sempre que tudo estiver nebuloso e confuso, lembre-se daquilo que te traz esperança, pois você foi chamado e regenerado para viver em esperança.

12 Alegrem-se na esperança...

(Romanos 12.12a - NVI)

Exulte na esperança viva para a qual você foi regenerado!

Tenha uma ótima semana!

Um abraço.

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário