quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Restaurando a auto-estima em cinco lições - 2



Foto Cego Adorando

- VIVER POR FÉ - 1 JOÃO 5.4 E 5

Abra a sua Bíblia no texto em 1 João 5.4 e 5 – "(4) porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (5) Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?". Vejam, queridos, que importância tem a fé em Jesus. Ela é que vence o mundo!

No dia-a-dia da vida, muitos já se esqueceram da importância de uma vida de fé em Jesus. Já existem alguns que se refugiam no seu "saber teológico", buscando racionalizar ou reduzir os atos miraculosos de Jesus ao crivo cético e analítico-descritivo da ciência. Como explicar o transcendente?

Outro dia eu li o texto de um teólogo liberal que me enojou. Ele tentava explicar como Jesus multiplicara os cinco pães e dois peixinhos para uma multidão de cinco mil homens, sobrando doze cestos. De acordo com ele, Jesus pega a doação do jovem mancebo e a partir do momento em que ele eleva aos Céus uma oração de agradecimento pelo que ele tinha em suas mãos, e todos vêem n'Ele a extrema disposição em repartir aquele pouco que arrecadara, isto faz com que todos se sensibilizem e retirem de suas bolsas, os seus lanches que haviam trazido e escondido e piedosamente dividem uns com os outros. Na realidade, o verdadeiro milagre que havia acontecido naquele momento não teria sido uma multiplicação dos pães, mas, uma sensibilização coletiva a se repartir o pão uns com os outros.

Meu Deus, quanta incredulidade!

Queridos, se retirarmos a realidade transcendental da Bíblia, a única coisa que irá sobrar são os Salmos, os Provérbios e o Sermão da Montanha! De ponta a ponta vemos a realidade de um Deus cujo amor excede o nosso entendimento, trabalhando de forma miraculosa pelos seus, fazendo coisas que ao homem parece ser impossível. E é por isso que ele é Deus!

Você acredita que Deus realiza milagres hoje em dia? Não? Então, me desculpe à sinceridade, mas, você está perdendo o seu tempo indo à Igreja.

Para poder se relacionar com Deus, a fé é imprescindível. Não é a fé em um Jesus histórico, como se ele ainda estivesse preso à cruz do calvário da história. Falo de um Jesus atuante, que conhece e provê as nossas necessidades. A Bíblia nos diz:

• em Hebreus 11.6 – "(6) Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." - prestem atenção ao que o texto nos mostra: sem fé não podemos agradar ao Pai;

• em Romanos 1.17 – "Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé."- uma vez justificados pela fé, em Jesus, vivamos a plenitude da justiça ou da presença de Deus através da fé; II Coríntios 5.7 – (porque andamos por fé, e não por vista), i.e., vida aparente e hipócrita não conta; Hebreus 10.38 – "Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."

• Precisamos orar com fé, pois Tiago nos alerta no capítulo 1.6 – "Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento."; não uma perspectiva de fé contemplativa e estática, pois o mesmo Tiago nos alerta em 1.17 que "A fé sem obras é morta", e ela é passível de ser acrescentada por outros atributos que necessitam acompanhá-la para que haja equilíbrio e moderação. Veja II Pedro 1.5 – "E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,"

• Perseverar, na fé, como nos diz Apocalipse 2.10a – "Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida".

Pesquisas recentes em revistas nos mostram que a fé tem feito diferença na cura de doenças crônicas e as pessoas que têm fé, geralmente têm uma recuperação mais rápida e eficaz.

As pessoas entusiasmadas são pessoas que estão dominadas pela fé na realização de alguma coisa. Entusiasmo. Os gregos entendiam que a pessoas entusiasmadas "tinham Deus dentro de si", e a capacidade de serem bem-sucedidas naquilo que faziam era quase que inevitável.

E tu? Tens colocado a tua fé em ação ou ainda persistes em crer em um Jesus histórico? Tu achas melhor viver a vida das certezas "científicas" de um universo frio e sem sentido ou viver numa perspectiva de fé e esperança e contemplar o Deus do impossível realizar o impossível diante dos teus olhos?

Memorize – "SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS";

Desafie a si mesmo, assuma: – "EU QUERO AGRADAR A DEUS";

Decida – "EU PRECISO VIVER POR FÉ, E NÃO POR VISTA".

Visite: Pastor C@ssé

Nenhum comentário:

Seguidores

Devocional Diário