quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Amar ao próximo



"O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei."
(Romanos 13.10 - NVI)


Foto Mãos dadas

"Amar o próximo como a si mesmo" resume todos os mandamentos da Lei que dizem respeito ao nosso convívio com as outras pessoas (Êxodo 20.12-17), e também é uma confirmação de que amamos a Deus (1 João 4.19-21), o que nos leva ao cumprimento dos mandamentos da Lei que tratam do nosso convívio com Deus (Êxodo 2.1-11). Portanto o amor ao próximo contempla toda a Lei. Mas o que é "amar ao próximo como a si mesmo"?

"Amar ao próximo como a si mesmo" não é somente participar de eventos beneficentes, dar esmolas etc, antes é tratar os outros exatamente como você gostaria de ser tratado. Vamos colocar um exemplo prático:

Suponhamos que você está numa fila de banco (estresse), cheio de contas para pagar (mais estresse ainda); quando finalmente chega sua vez, você joga os papéis juntamente com o dinheiro no balcão e diz "vamos logo que eu estou com pressa"; a moça do outro lado do balcão (seu próximo) não tem culpa pelo seu estresse, mas você não deixa de tratá-la como culpada; e quando ela pergunta "é o valor todo ou pagamento mínimo?", você diz "VOCÊ NÃO CONTOU QUANTO EU COLOQUEI AÍ? PAGUE MINHAS CONTAS E ME DÊ O TROCO, E NADA MAIS DE PERGUNTAS!!!", e em resposta tem um trêmulo "sim senhor... (bruto)".

É só um exemplo, na prática é bem pior. Se você já fez algo assim, você perdeu uma bela oportunidade de demonstrar o seu amor ao próximo. Sempre esperamos que nos tolerem, que nos dêem atenção, que sejam simpáticos e receptivos conosco; mas será que nós sempre agimos assim com os outros? Leia Mateus 18.21-35.

Você não precisa esperar que apareça um miserável a pedir esmolas para demonstrar o seu amor ao próximo; você só precisa tratar os outros da maneira que você deseja ser tratado (sem esperar nada em troca). Você não gosta de ser mal tratado, não é? Comece tratando bem os seus vizinhos, os seus colegas de trabalho, os funcionários do seu prédio... Ame ao próximo como a si mesmo!

Que o amor a misericória e a paz de Cristo sejam contigo.

Um abraço.

Um comentário:

Prof. Francivaldo Jacinto disse...

Caro Isaac, a paz do Senhor.

O amor e a fé são duas ferramentas fundamentais na vida de qualquer cristão genuíno.

Um forte abraço!

Seguidores

Devocional Diário